1. O que é uma câmara municipal?
    R: Uma câmara municipal é o órgão legislativo de um município, composta por vereadores eleitos pelo povo para representá-los e criar leis para a cidade.
  2. Quem é o presidente da câmara municipal?
    R: O presidente da câmara municipal é o vereador eleito pelos demais vereadores para presidir as sessões e conduzir os trabalhos legislativos da câmara.
  3. Quais são as funções da câmara municipal?
    R: As funções da câmara municipal incluem a criação e aprovação de leis para o município, fiscalização da administração pública, além de representar os interesses dos cidadãos do município.
  4. Como são eleitos os vereadores?
    R: Os vereadores são eleitos através de votação popular a cada quatro anos.
  5. Como posso fazer uma proposição para a câmara municipal?
    R: É possível fazer uma proposição através de um requerimento, indicação, moção ou projeto de lei, que deve ser apresentado e discutido pelos vereadores.
  6. Como posso acompanhar as sessões da câmara municipal?
    R: As sessões da câmara municipal geralmente são abertas ao público e também podem ser assistidas através de transmissões ao vivo pela internet.
  7. Quem pode ser vereador?
    R: Qualquer pessoa com mais de 18 anos, alfabetizada, e que tenha seu título de eleitor em dia pode se candidatar a vereador.
  8. Qual é o salário de um vereador?
    R: O salário de um vereador varia de acordo com o município, mas geralmente é estabelecido pela lei orçamentária anual.
  9. Como posso me comunicar com o vereador da minha cidade?
    R: É possível entrar em contato com os vereadores através do endereço eletrônico, telefone ou pessoalmente, durante as sessões da câmara.
  10. Como posso participar de uma comissão da câmara municipal?
    R: As comissões da câmara municipal são formadas por vereadores, mas é possível participar como convidado para dar esclarecimentos ou apresentar sugestões.