História do Município

História

O povoamento da área territorial onde se encontra o município de Buenos Aires, teve início no século XX. Por ser região de terras férteis, localizadas na Zona da Mata Seca, intensificou-se o plantio de culturas de subsistência, destacando-se, entre essas, a cana-de-açúcar, que motivou a instalação de engenhos para o fabrico de açúcar e aguardente.

A meados do século XIX as terras do atual Município pertenciam ao Engenho de Manoel Francisco de Sales. Ele ergueu uma capela e, em torno dela, surgiu um povoado que se desenvolveu no ciclo da cana-de-açúcar.

A localidade conhecida pelo nome de Jacu, passou a ter o topônimo de Buenos Aires, a partir de 1928, quando se tornou vila. Pela lei estadual nº 4970 de 20 de dezembro de 1963, foi elevado à condição de município.

Formação Administrativa

. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito, figura município de Nazaré. Assim permanecendo em divisão administrativa datada de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31 de dezembro de 1943, o município de Nazaré passou a denominar-se Nazaré da Mata. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito, figura no município de Nazaré da Mata e o distrito de Buenos Aires passou a pertencer ao município de Nazaré da Mata. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Elevado à categoria de município de Buenos Aires, pela lei estadual nº 4970, de 20 de dezembro de 1963, desmembrado de Nazaré da Mata. Sede no antigo distrito de Buenos Aires.Distrito criado com a denominação de Buenos Aires, pela lei municipal nº 311, de 4 de novembro de 1920, subordinado ao município de Nazaré

Skip to content